Teoria de Mudança
Enxergar a mudança proposta
É uma forma de mapear e encadear propósito, visão e resultados de longo, médio e curto prazos de organizações e iniciativas e orientá-las identificando suas estratégias, públicos e produtos e serviços derivados. Leva em consideração pressupostos e condicionantes que reforçam os caminhos propostos para as proposições das iniciativas e posicionamentos das organizações. Proporciona um quadro de relações e impactos a partir do qual as intervenções (iniciativas, programas e projetos) são pensadas e desenhadas em diálogo no tempo, aumentando suas possibilidades de explicação, compreensão, engajamento, narrativa e efetividade.
Processos de escuta individual ou coletiva, análise e investigação de documentos institucionais e de projetos, organização de vivências documentadas e produção de sínteses para organizações, projetos, programas e iniciativas podem ser explicadas e compreendidas a partir da organização de teorias de mudança. As teorias de mudança são narrativas que ampliam engajamento, entendimento e, com isso, oportunidades, articulações e fortalezas. Permitem conectar propósitos e gerar sentido comum e de comunidade.
Experiências de desenvolvimento de teorias de mudança facilitadas pela Recontar
- Lista de experiências sistematizadas
- Linkadas para a página de projetos
Planejamento Estratégico
Enxergar o plano de vôo e, assim, poder voar
É o lugar seguro, o mapa, o roteiro pactuado, com estratégias, ações, responsáveis, indicadores e metas para onde organizações, equipes, grupos, coletivos, podem sempre voltar. Funciona como um espaço que permite voos e experimentações.
Nas oficinas de planejamento, as pessoas conversam para propor e partilhar planos de ação, enxergando oportunidades de integração, promovendo encontros entre as ações e trazendo maior consistência aos caminhos e otimização de esforços.
Planejamentos estratégicos, quando elaborados de forma dialógica e com base nas realidades das organizações e em análises de contexto e conjuntura interna e externa, permitem também derivações no sentido de melhores definições do funcionamento organizacional. Devem ser objeto permanente de diálogo para acompanhamento e monitoramento da sua implementação para o fortalecimento institucional. E devem também orientar planos de parcerias estratégicas para sua implementação. Funcionam, ainda, como instrumento de memória sobre a forma como uma organização atua, a sua prática.
Experiências de elaboração de planejamento estratégico facilitadas pela Recontar
- Lista de experiências sistematizadas
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Percursos Formativos
Metodologia e conhecimento compartilhados
Transformar saberes e experiências em possibilidades de trocas e aprendizados é um caminho que fez a Recontar configurar processos formativos nos temas sobre os quais se ancora:
- Sistematização de experiências: método simplificado de registro e sistematização
- Sistematização + aplicação prática: experiência real sistematizada na jornada
- Sistematização e teoria de mudança: informações sistematizadas geram teoria de mudança
- Sistematização, teoria de mudança e planejamento estratégico
- Preparo contínuo para a produção de relatório de atividades
- Acompanhamento e monitoramento de planejamento e revisão da teoria de mudança
- A experiência da conversa: vivenciar a jornada da conversa no nível institucional
- Subindo no bonde da história: uma forma rápida de promover conversas e gerar narrativas coletivas como produto
Os processos formativos são organizados por módulos, que podem se conectar conformando jornadas curtas ou mais profundas e integradas. A oferta de formações também parte das experiências e vivências de quem participa e de quem facilita, sempre com o intuito de serem trilhas de aprendizado e de desenvolvimento das pessoas e das organizações.
Sistematização de Experiências
Sistematização é um processo desenvolvido por educadores populares, que visa captar a essência de uma experiência ou ação, a partir de múltiplas vozes e de ampla escuta, visando a avaliação crítica, a elaboração de aprendizados e o compartilhamento de conhecimentos. A sistematização refaz o caminho de uma experiência prática para entendê-la em seus processos, dinâmicas e resultados a partir da experiência de seus participantes.
A sistematização organiza diferentes sentidos, revela e amplia a capacidade institucional, individual e coletiva de analisar e aprimorar a ação a partir da reflexão e, por isso, é um processo que produz aprendizagem. Funciona para organizar ideias e buscar formas de recontar e comunicar a partir de conteúdos produzidos no diálogo entre prática e teoria.
Experiências sistematizadas pela Recontar
- Lista de experiências sistematizadas
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Elaboração de Projetos
Ideias que viram ações
Através de oficinas com equipes nas organizações para sistematização de ideias, é possível elaborar projetos, programas e iniciativas. Para a recontar, essa é mais uma forma de transformar conversas e o diálogo decorrente delas em outros materiais e narrativas, a partir dos conhecimentos de equipes e organizações.
Ao realizar esse processo de escrita junto com as equipes, além de conferir nova organização e relevância ao conhecimento acumulado, acontece um processo de aprendizado também, que fica para as organizações. O trabalho é feito a partir de perguntas encadeadas, que vão tecendo fios de conversas e facilitando o caminho para que ideias e saberes se convertam em projetos estruturados, prontos para buscar recursos e para serem implementados e viabilizados.
Experiências de elaboração de de projetos facilitadas pela Recontar
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Relatório de Atividades
Poder contar o que foi feito
Os relatórios de atividades das organizações, coletivos, grupos são boas possibilidades de organizar a informação, prestar contas, engajar pessoas, gerar reconhecimento, garantir transparência, registrar memória e comunicar. A proposição da Recontar é fazer isso com participação e construção de sentido organizacional, considerando o resultado do que foi feito em um período de tempo a partir, necessariamente, da escuta e sistematização sobre o que foi feito.
Contribuem para o fortalecimento de posicionamento, por meio da materialidade do que foi realizado. Funcionam como mecanismo de engajamento e fortalecimento institucional, ao promoverem reflexões de equipe e parceiros no seu processo de elaboração participativa. E permitem que boas conversas sobre o futuro possam ser realizadas a partir da visão de conjunto que podem revelar.
Experiências de elaboração de relatórios de atividades facilitadas e sistematizadas pela Recontar
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Facilitação de Conversas por Narrativas
Histórias que movem
As pessoas e organizações têm experiências e vivências que muitas vezes não são convidadas a se apresentar. Há uma perda de potência quando não se registram. Investigamos as formas como as pessoas se vêem nas experiências, quaisquer conhecimentos carregam e têm a oferecer e trocar, o que sabem e nem sabem que sabem. Trabalhar com as memórias das pessoas sobre o seu próprio fazer refaz sentido, conecta e gera maior apropriação, revela a importância das pessoas para as organizações e, por consequência, a importância das organizações.
Narrativas têm o poder de revelar processos e resultados, fazendo com que pessoas, organizações, grupos, coletivos, movimentos se vejam de outra maneira. A Recontar facilita esse narrar, incluindo nos processos de facilitação elementos que envolvem narração com perguntas e acionamento de memória afetiva do passado e do processo e para projetar futuros sonhados junto. As conversas produzem narrativas com força motora para reconhecimento e continuidade dos processos.